sábado, 12 de agosto de 2023
A CRUZ DE CRISTO OU O CRUSSIFIXO?
Gálatas 6: 14 (A CRUZ DE CRISTO).
Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.
Será que o texto está falando do artefato feito de madeira ou de outro material? Certamente que não, mas sim, da sua morte em lugar dos que creem, e da liberação da graça dada aos que obedecem as regras, e essa graça é o Espírito Santo, que nos encaminha, nos dá poder com seus dons espirituais, nos consola, nos protege, enfim, ele é a graça outorgada pela morte (cruz) de Cristo.
É muito importante explicar isso, que, quando se fala da cruz de Cristo, os textos se refere à sua morte favorável a todos os que creem.
Foi por isso que disse o Senhor Jesus, que, se Ele não fosse embora, ou seja, (morresse) o Espírito Santo não viria para preparar os redimidos para a vida eterna.
A sua morte na cruz causou uma explosão de benefícios, dando-nos comida e bebida, dando-nos tudo o que é necessário para alcançarmos a eternidade, sendo essa graça, ( o Espírito Santo) o nosso arroteador, condutor eterno por Jesus Cristo!
Subirá diante deles o arroteador; eles romperão, e entrarão pela porta, e sairão por ela; e o rei irá adiante deles, e o Senhor à testa deles. Miquéias 2:13
O sacrifício expiatório de Cristo, nos trouxe todos os benefícios necessários para vivermos numa vida nova, numa esperança firme como uma âncora da nossa fé, e assim, todos os que vivem dentro dessa regra, se sentem com muito interesse pela vida eterna e desinteresse pela vida do mundo, como está escrito, que em Jesus Cristo o mundo morreu para mim, e eu também morri para ele, como a Abigail que deixou sua vida velha quando seu marido Nabal morreu, e se casou com Davi, uma verdadeira figura da igreja, deixando o inimog condenado e se casando com Jesus o amado de Deus o Pai.
Já o crussifixo, não tem valor algum nas escrituras, pelo contrário, o crussifixo foi criado pelos governos antigos, para matar as pessoas lenta e dolorosamente, expondo seus cadáveres durante dias, até ficar somente os ossos, para causar medo e temor, servindo de exemplo aos povos do que as autoridades eram capazes de fazerem a qualquer um que eles condenassem.
O crussifixo então era uma arma de tortura e sofrimento, não tendo nenhuma bênção nele, de modo que escrito está: maldito todo aquele que for pendurado no madeiro, foi isso que aconteceu, o Senhor Jesus tomou sobre si as nossas maldições, pagando a dívida das nossas vidas, assim quando nós aceitamos seu perdão e nos tornamos praticantes da verdade, porém o crussifixo em si, é sinal de maldição e não de bênção como é a morte de Cristo pela crussificação.
Como também, a interpretação de o carregar a nossa cruz, não é literalmente carregar um crussifixo no pescoço, ou colocá-lo pendurado em uma parede, mas o carregar a cruz de Cristo , é viver uma vida em Jesus, praticando a verdade e suportando a renúcia daqueles que nos despresam, e as vezes nos atacam simplesmente porque não queremos sermos mais como eles, em suas ações contrárias as que devemos seguir com amor ao Senhor Jesus.
É muito fácil carregar um crussifixo no pescoço do que seguir as regras com Jesus, seguir a Jesus é renunciar o mundo, mas carregar um crussifixo não tem restrinção alguma, pois qualquer um pode carregar um crussifixo, o bêbado, o adúltero, o traficante, o mentiroso, o mendigo, o doutor, enfim, não há nenhuma restrição que impeça alguém de ter e carregar um crussifixo, mas para carregar a cruz de Cristo é muito diferente, pois o peso em nossas vidas se eleva por causa do inimigo, o diabo, que começa a fazer guerra contra quem ouse seguir a Cristo conforme a palavra, porque ele foi expulso dos céus e não quer que ninguém seja feliz na eternidade com Cristo e com Deus.
Porém mesmo carregando a nossa cruz, que é o seguir a Cristo, não somos vencidos pelo inimigo, porque temos tudo o que é necessário para sermos vitoriosos, isso é garantido pela morte de Cristo, ao deixar claro que estará conosco todos os dias, e que seus anjos estão conosco acampados ao redor dos que temem a Deus, então, temos tudo para vencermos e chegarmos aos céus sem amuletos, como, o crussifixo, chave da vitória, sal grosso, lenço ungido, e um monte de artefatos milagrosos criados pela imaginação dos religiosos modernos.
Quanto aos lenços que se levavam dos apóstolos de Cristo aos enfermos e endemoniados, isso aconteceu esporadicamente, não foi usado mais como regra para realizar obras de cura, isso aconteceu pelo fato de que os apóstolos estavam muito ocupado naqueles momentos, mas não foi colocado como doutrina, e igualmente o que aconteceu com a sombra de pedro, as pessoa não podendo chegar para perto de Pedro, tiveram fé em Jesus Cristo que, se almenos a sombra de Pedro passasse sobre elas, seriam curadas, e assim aconteceu segundo a fé de cada um.
Essa é a razão pela qual Jesus dizia: vai, a tua fé te salvou.
A paz do Senhor Jesus Cristo para todos!!