quinta-feira, 8 de março de 2012

USAR PERFUME É PECADO?

O perfume sedutor.

Usar um perfume pode ser pecaminoso ou não, depende do que vai no coração de cada um e de qual perfume estiver usando. Há perfumes para todos os fins, como para atrair um homem seduzindo-o com o aroma, os que são usados nos remédios, nos desinfetantes, na higiene de modo geral, os que o Senhor Deus criou para o mundo ficar cheiroso como as flores que exalam o seu aroma, e ainda tem o bom cheiro espiritual que são os verdadeiros crentes em obediência a palavra:

Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.
2 Coríntios 2:15

E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. 2 Coríntios 2:14

E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Efésios 5:2

A palavra do Senhor é tremenda, e acerca dos perfumes, é importante estudarmos para sabermos o que agrada ao Senhor e o que não o agrada, mesmo que foi Ele que tudo fez para esta vida, e nem sempre devemos usar tudo só porque é uma criação de Deus, esta teoria surge em quem não tem a revelação do Espírito Santo no seu coração, porque está escrito que tudo é lícito mas nem tudo me convém:

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.1 Coríntios 10:23

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.1 Coríntios 6:12

Os perfumes eram muito usado no passado entre o povo de Deus, nas consagrações de reis e sacerdotes, no lar e nos utensílios, nas pessoas e nas roupas, etc. A composição dos perfumes não eram como os de hoje, não havia álcool destilado para se misturar com as essências que existiam naquelas épocas então se misturava as essências com óleo de azeite. Havias várias composições de perfume porém não eram chamados de perfumes, pois a palavra perfume significa “pelo fumo”, ou seja, eram queimado para exalar o seu aroma nos templos junto com os sacrifícios. Havia também a consagração dos sacerdotes que era feita com um perfume que não podia ser repetido por ninguém:

Tu, pois, toma para ti das principais especiarias, da mais pura mirra quinhentos siclos, e de canela aromática a metade, a saber, duzentos e cinqüenta siclos, e de cálamo aromático duzentos e cinqüenta siclos,

E de cássia quinhentos siclos, segundo o siclo do santuário, e de azeite de oliveiras um him.

E disto farás o azeite da santa unção, o perfume composto segundo a obra do perfumista: este será o azeite da santa unção.

E com ele ungirás a tenda da congregação, e a arca do testemunho,

E a mesa com todos os seus utensílios, e o candelabro com os seus utensílios, e o altar do incenso.

E o altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a pia com a sua base.

Assim santificarás estas coisas, para que sejam santíssimas; tudo o que tocar nelas será santo.

Também ungirás a Arão e seus filhos, e os santificarás para me administrarem o sacerdócio.

E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Este me será o azeite da santa unção nas vossas gerações.

Não se ungirá com ele a carne do homem, nem fareis outro de semelhante composição; santo é, e será santo para vós.

O homem que compuser um perfume como este, ou dele puser sobre um estranho, será extirpado do seu povo.

Êxodo 30:23-33

Porém o Senhor Deus estava contra as mulheres que usavam uma composição de perfume para o pecado, e estavam cheias de vaidade se prostituindo com a beleza do corpo e não serviam ao Senhor, e por isso o Senhor irá tirar essa pompa, essa altivez destas mulheres porque assim como elas, há muitas mulheres hoje compram perfumes que atraem os homens para o pecado, e esta era a intenção no coração daquelas mulheres citadas em Isaías 3:24, e isso tem subido perante ao Senhor para juízo contra esta vaidade.

Mas se estivermos atentos a palavra de Deus veremos que o mesmo Senhor Jesus reclamou que ele tinha entrado na casa de Simão e o Simão não lhe deu água para os pés, não o beijou (ósculo), e não lhe ungiu, enquanto a mulher pecadora com um vazo de pedra de alabastro ungiu aos pés do Senhor. E esta unção era perfume que o dono da casa geralmente fazia aos convidados, mas não era uma coisa exagerada para um fim maligno, e também podemos lembrar quando outra mulher quebrou um vaso contendo um perfume caro da época e o derramou sobre o Senhor, e também na sua morte quando José de Arimatéa comprou muitas especiarias para ungir e embalsamar o corpo do Senhor.

Nós temos por necessidade comer para viver e saborear os alimentos que Deus criou para todos, porém se comermos com glutonaria e sermos escravos da comida, simplesmente perderemos a nossa salvação, porém os alimentos foi criado para o homem viver por eles:

Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.Gálatas 5:21
                                                                                                            Pr. Edvaldo dos Santos

OS PERFUMES DO SANTUÁRIO

O nosso termo "perfume" vem da palavra latina "perfumum" ( = pelo fumo, através do fumo), devido ao costume de queimar substâncias aromáticas nos sacrifícios feitos as divindades, produzindo um fumo de odor agradável. Neste fumo subiam até aos deuses e até Deus as preces e oferendas das pessoas.
Mas o perfume começou por ter uma finalidade mais prática: diminuir os maus cheiros, num meio onde eram impossíveis as regras mais básicas de higiene que hoje, felizmente, possuímos. Assim nasceu, por exemplo, o rito do "botafumeiro" que ainda se conserva na catedral de Santiago de Compostela.
Na Grécia, já se queimavam perfumes para atenuar os odores da carne assada dos sacrifícios, motivo a que não deve ser alheio o facto de o incenso e outros perfumes acompanharem frequentemente os sacrifícios de vítimas assadas nos altares dos templos.
Na cultura moderna, o perfume este conotado com a elegância, a sexualidade (atrair o outro), o poder, a moda e o dinheiro (os perfumes raros), a saúde (óleos e pomadas da pele), o simples prazer de viver (o cheiro agradável) e, naturalmente a higiene (sabonetes e desodorizantes).
Esta "cultura do perfume" não é muito diferente das antigas culturas, inc1uindo a do povo da Bíblia, a não ser nas técnicas de o produzir.
OS PERFUMES DE REIS E RAINHAS
O perfume era, portanto, uma substância material de uso corrente e comum para criar um ambiente agradável onde abundavam os maus cheiros. Mas, sendo os perfumes muito caros, tornavam-se acessíveis apenas as bolsas dos reis, dos ricos e dos santuários. Os mais antigos e mais baratos eram essências tiradas do cipreste, do cedro, da mirra e de outras árvores e plantas. Muitas vezes queimavam-se apenas uns pauzinhos destas plantas.
No palácio dos reis havia sempre um ar perfumado que criava um ambiente agradável e alegre entre os que o habitavam, purificando o ar irrespirável. O ar perfumado que o incenso e outros perfumes criavam nos palácios, fez do perfume um símbolo da alegria e de certos prazeres dos sentidos. Esta utilização frequente dos perfumes fez surgir uma das mais prósperas indústrias da Antiguidade, que ainda continua próspera, apesar de os perfumes não serem utilizados na liturgia nem existirem as actuais condições higiénicas.
Os perfumes sempre tiveram um lugar importante na vida dos povos e das pessoas. Estavam ligados a vida social, pois faziam parte da maneira de se apresentar em publico; a saúde, pois entravam na composição de muitos remédios; a vida amorosa (basta ver a importância que lhes e dada no livro do CÂNTICO DOS CÂNTICOS) e a religião, pois faziam parte integrante dos sacrifícios oferecidos aos deuses. A indústria do sector animou muito o comércio, dando origem a varias rotas de perfumes vindas da Índia e da Arábia. A Palestina, apesar de pobre, também exportava algumas matérias-primas destinadas ao seu fabrico.

(Os irmãos de José) «erguendo os olhos, viram uma caravana de ismaelitas que vinha de Guilead. Os camelos estavam carregados de aroma, de bálsamo e láudano, que levavam para o Egipto» (Gn 37,25; ver 43,11; Ez 27,19).

                   O PERFUME, SÍMBOLO DO AMOR
Desde os tempos mais remotos, os perfumes eram usados não apenas por motivos higiénicos, mas também puramente sociais: apresentação elegante das pessoas, sobretudo das senhoras (Est 2,12). Algumas personagens femininas da Bíblia têm mesmo o nome próprio de um perfume: Basemat ("perfumada": Gn 25, I; I Rs 4, IS), Seruia ("per­fume de lentisco": I Sm 26,6; 2 Sm 2,13-14), Quetura ("de incenso": Gn 26,1.4). Estes perfumes são mesmo elementos que tornam o leito mais agradável (Pr 7,13; Ez 23,41).
ISAIAS ataca as vaidades e os perfumes excessivos das mulheres de Jerusalém:
«Naquele dia, o Senhor lhes tirara todos os seus adornos: os anéis, os colares, as lúnulas, os brincos, as braceletes e os véus, os lenços da cabeça, as argolas dos pés e os cintos, os frascos de perfumes e os amuletos, os anéis dos dedos e argolas do nariz, os vestidos de festa, os mantos, os xailes e as bolsas, os espelhos e as musselinas, os turbantes e as mantilhas. Então, em lugar de perfume haverá mau cheiro; em vez de cinto, uma corda; em vez de cabelos entrançados, a calvície; em vez de vestidos sumptuosos, um saco; em vez da beleza, a vergonha.» (Is 3,18-24)
Mas é sobretudo o livro do CÂNTICO DOS CÂNTICOS que se serve do perfume para simbolizar os amores entre namorados e esposos (l, 1.3 .12.13 .14; 3,6; 4,10.13; 5,1.5.13; 8,2). Sabemos que este livro, altamente poético, entrou na Bíblia para simbolizar o amor mais puro e perfeito: aquele que deve existir entre o Deus da Aliança (Esposo) e o seu povo de Israel (Esposa).
Pois bem, a relação entre esposo e esposa e frequentemente apresentada em termos de perfumes, como símbolo do amor e do culto a Deus. É neste sentido que a nuvem do incenso e de outros perfumes serve de comparação para descrever o cortejo nupcial do esposo (Salomão) e da sua esposa.
«Que é isto que sobe do deserto como colunas de fumo, exalando aroma de mirra e incenso e todos os perfumes dos mercadores? Eis a sua liteira, a de Salomão!» (Cant 3,6-7)

Este livro enumera diferentes espécies de árvores aromáticas, mediante as quais o noivo fala do seu amor pela noiva:
«Os teus rebentos são um pomar de romazeiras com frutos deliciosos, com alfenas e nardos, nardo e açafrão, cálamo e canela, com toda a espécie de árvores de incenso, mirra e aloés, com todos os bálsamos escolhidos.» (Cant 4,13-14).
«Entrei no meu jardim, minha irmã e minha esposa, colhi a minha mirra e o meu bálsamo, do meu favo de mel, bebi o meu vinho e o meu leite. Comei, ó companheiros, bebei e embriagai-vos, ó bem amados!» (Cant 5,1)
Mas vejamos como a noiva, por seu 1ado, descreve o seu noivo, servindo-se da mesma simbo1ogia dos perfumes:
«Uma bolsinha de mirra e o meu amado para mim que repousa entre os meus seios; um cacho de alfena e o meu amado para mim, das vinhas de En-Guedi.» (Cant 1,13-14)
«Levantei-me para abrir ao meu amado; as minhas mãos gotejavam mirra, os meus dedos eram mirra escorrendo nos trincos da fechadura. " (Cant 5,5)
"As suas faces são canteiros de bálsamo, onde crescem plantas perfumadas; os seus lábios são lírios, gotejam mirra que se expande.» (Cant 5,13; ver S145,9)
Em Sir 24,15, e a Sabedoria divina que apre­senta os seus atributos mediante o vocabulário do perfume:
«Espalhei um perfume de cinamomo e de bálsamo odorífero, e exalei um perfume suave como mirra escolhida, como o gálbano, o ónix e a mirra, e como o vapor do incenso, no Tabernáculo.» (ver Ex 30,34-38)

           O Perfume, símbolo da alegria e da festa
Os perfumes estão associados a alegria de viver ou a uma vida alegre e feliz (Sl 45,9; Pr 27,9). Os perfumes faziam parte do ambiente em que se faziam os banquetes. Um ambiente perfumado dava mais importância ao que convidava; mas as pessoas também se ungiam com perfumes, que tinham por base o azeite: «Bebem vinho por grandes copos, perfumam-se com óleos preciosos, sem se compadecerem da ruína de José.» (Am 6,6; ver Pr 21,17)
Mais ainda, entre outras maneiras elegantes de receber hóspedes ilustres, havia a unção com perfumes, quando eles entravam em casa: «Jesus disse a Simão:
"Vês esta mulher? Entrei em tua casa e não me deste água para os pés; ela, porém, banhou-me os pés com as suas lágrimas e enxugou-os com os seus cabelos. Não me deste um osculo; mas ela, desde que entrou, não deixou de beijar-me os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, e ela ungiu-me os pés com perfume."» (Lc 7,43-46)

Porque os perfumes simbolizam a festa, as pessoas não se perfumavam quando estavam de luto (2 Sm 22,20; 14,2; Jdt 10,3). No entanto, para dizer que o Novo Testamento e toda a dinâmica do novo Reino e uma festa, Jesus manda os seus discípulos perfumarem a cabeça como sinal de que estão sempre em festa, mesmo quando jejuam: «Tu, porem, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto.» (Mt 6,17)
                 Os perfumes no culto dos povos e em Israel
Tal como acontece com muitos outros símbolos, também os perfumes fizeram parte, primeiramente, da vida real, comum, e só mais tarde entraram nos templos e subiram aos altares de deuses e deusas. Os povos de Caná já utilizavam perfumes na sua liturgia dos santuários, mais de 2.000 anos antes de Cristo.
Como aconteceu com o incenso (um dos perfumes mais utilizados na antiguidade), também muitos outros perfumes foram depois oferecidos nos sacrifícios aos deuses e, em Israel, a Deus. Pois, se os reis tinham incenso e perfumes para criar bom ambiente nos seus palácios, porque e que os deuses - e Deus - não os haviam de ter também no seu templo?

«O Senhor disse a Moisés: "Toma dos melhores aromas: mirra virgem, quinhentos siclos; cinamomo, metade do anterior (duzentos e cinquenta siclos); junco odorífero, duzentos e cinquenta siclos; cássia, quinhentos siclos, segundo o peso do siclo do santuário; e um hin de azeite de oliveira. Farás com isto um óleo para a unção sagrada e um perfume composto, de harmonia com a arte de perfumista. Será este o óleo para a unção sagrada. Ungiras com ele a tenda da reunião e a área do testemunho, a mesa e todos os acessórios, o candelabro e os acessórios, o altar dos perfumes, o altar dos holocaustos com todos os utensílios, e a bacia com a base. " O Senhor disse a Moisés: "Escolhe ingredientes, bálsamo, unha aromática, gálbano, diversos ingredientes e incenso puro em partes iguais. Farás com esta mistura um perfume preparado com sal, segundo a arte de perfumista; será uma coisa pura e santa. Reduzi-lo-ás a um pó fino e coloca-lo-ás diante do testemunho, na tenda da reunião, onde me encontrarei contigo. Este perfume será para vos uma coisa santíssima. Não fareis para vosso uso outro perfume com a mesma composição. Considera-lo-ás coisa sagrada, reservada ao Senhor. Quem dela fizer uma imitação para aspirar o aroma, será excluído do seu povo. "; (Ex 30,23-38; ver 1 Cr 9,30).
No entanto, os profetas da Bíblia atacaram frequentemente os sacrifícios de perfumes, pe1os exageros a que se chegou, e também porque o povo de Deus ia oferecer os perfumes nos mesmos 1ugares onde os ofereciam os cananeus, isto e, nos lugares altos (2 Rs 12,4; 14,4; 15,4.35; 16,4).
Isso constituía uma ofensa grave ao culto do único Deus, que deve ser oferecido apenas no seu templo, em Jerusalém. Nesses lugares altos havia os altares próprios para queimar perfumes aos deuses (Is 17,8; 27,9). 0 próprio Salomão queimou perfumes nos lugares altos (l Rs 3,3; ver 9,25; 2 Cr 26,16-20), mas ainda não havia um sacerdócio e um culto bem organizados em Israel.
O caso mais típico da utilização dos perfumes em re1ação aos mortos é o do emba1samamento, ritual tipicamente egípcio. Devido ao contacto com os costumes do Egipto, também Jacob e José foram emba1samados (Gn 50,2-3.26). Queimavam-se igua1mente grandes quantidades de perfumes ao sepultar os reis (2 Cr 16,14; 21,19; Jr 34,5; Am 6,9-10). Os perfumes acompanhavam mesmo os mortos na vida do A1ém, pois aparecem frascos de perfumes nos túmulos, sobretudo nos das senhoras. Antes de serem sepultados, os cadáveres eram 1avados e ungidos com perfumes (Act 9,37).
Nos 1ivros apócrifos, que não fazem parte da Bib1ia, o perfume aparece nas sepu1turas de Adão e Eva e de Abraão. O uso de perfumes nos funerais aumentavam na medida da riqueza do morto. Assim, Herodes deixou no testamento que quinhentos escravos deveriam 1evar os perfumes para o seu funeral.
Na sepultura do próprio Jesus há também perfumes e aromas:
«Nicodemos, aquele que antes tinha ido ter com Jesus de noite, apareceu também trazendo uma mistura de perto de cem libras de mirra e aloés. Tomaram entiio 0 corpo de Jesus e envolveram-no em panos de linho com os perfumes, segundo 0 costume dos judeus.» (10 19,39-40). E MARCOS (16,1) fa1a das mu1heres que «compraram perfumes para ir embalsamar Jesus.»
A este propósito, 1embre-se a unção de Jesus com perfume em Betânia, na casa de Lazaro, pe1a mulher pecadora, que Jesus interpreta como uma preparação do «dia da sepultura» (10 19,39-40):
«Maria ungiu os pés de Jesus com uma libra de perfume de nardo puro, de alto preço, e enxugou-lhos com os seus cabelos. A casa encheu-se com a fragrancia do perfume. Nessa altura disse um dos discípulos, Judas Iscariotes, aquele que havia de O entregar: "Por que e que não se vendeu este perfume por trezentos denários, para os dar aos pobres?" Ele, porem, disse isto, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão e, como tinha a bolsa do dinheiro, tirava o que nela se deitava. Então, Jesus disse: "Deixa que ela o tenha guardado para o dia da minha sepultura! De facto, os pobres sempre os tendes convosco, mas a mim não me tendes sempre."» (Jo. 12,3-8; ver Mt 26,6-13; Mc 14,3-9; Lc 7,36-50).
Mas o perfume que Maria derrama nos pés de Jesus tem um significado ainda mais profundo: segundo a literatura judaica do tempo de Jesus, diferentes perfumes estavam 1igados a árvore do paraíso, particularmente o nardo, perfume que e1a derrama nos pés de Jesus, que o fariseu não tinha lavado ao aco1hê-lo.
Nesse caso, poderíamos ver no nardo, o "perfume do paraíso" e, em Jesus, a árvore do paraíso, isto é, o Messias. Assim, a unção de Jesus poderia sugerir, não só a sua morte, mas sobretudo que Ele é o Messias, "a árvore do paraíso" donde provêm todos os perfumes divinos.
Mais ainda, a ideia de "perfume do paraíso" associada à ideia de "perfume da sepultura" sugere que Jesus, que deu a vida em sacrifício pe1a Humanidade, e, afina1, o verdadeiro e definitivo "sacrifício de agradável odor", milhares e mi1hares de vezes repetido como profecia do seu sacrifício nos sacrifícios do Antigo Testamento.
As «cem libras de mirra e de aloés» (mais de 30 quilos!) da sepultura de Jesus indicam, não a sepu1tura de um vulgar condenado à morte, mas a sumptuosidade e esplendor da sepultura de um Rei divino, que ressuscitará ao terceiro dia (10 19,39). Deste modo, o perfume da unção da morte de Jesus anuncia a sua ressurreição. Cristo, nova "árvore do paraíso", exala o perfume da divindade e da imorta1idade. E este perfume de Cristo ressuscitado que o cristão está chamado a exa1ar a sua volta,.
"Se o Senhor recebeu uma unção sobre a cabeça, foi para exalar para a sua Igreja um perfume de incorruptibilidade. Não vos deixeis, pois, ungir com o mau odor do dominador deste mundo (Jo 12,31; 14,30), para que e1e não vos leve para o cativeiro, 1onge da vida que vos espera." (STO. INÁCIO DE ANTIOQUIA, Carta aos Efésios, XVII,1)
                                                    O PERFUME DE CRISTO
Sabemos que, há mais de 7.000 anos, o perfume entrou na vida dos indivíduos e da sociedade em geral: como elemento profano que disfarçava a falta de higiene, como elemento divino que subia da terra aos céus para contento dos deuses (de Deus), como elemento de sedução entre homem e mulher ...

Sabemos que os perfumes tinham como função principal criar um ambiente agradável para que homens e mulheres se sentissem bem entre si. A sua função fundamental nos templos e santuários dos deuses também era criar um ambiente divino - celestial, se quisermos - no lugar próprio do encontro dos homens com Deus; pois Deus, lá no céu, tem um ar, um ambiente infinitamente perfumado e agradável...
Ora, a missão de Jesus foi, fundamentalmente, trazer a terra o ambiente, o ar divino, para que, já nesta vida, possamos respirar um pouco do céu. A Bíblia diz-nos que Jesus trouxe o Espírito. "Espírito", na Bíblia, é o mesmo que ar que se respira, vento, brisa. Jesus veio ensinar-nos a acolher o seu "ar", o seu Espírito e a viver nele. Sempre no âmbito do simbólico e mesmo do alegórico, poderíamos dizer que Jesus veio trazer-nos o perfume do Céu, o perfume de Deus, que é o seu Espírito.
São Paulo, servindo-se do simbolismo do aroma e dos perfumes, que conhecia muito bem, diz-nos que em nós deve sentir-se o perfume de Cristo. Por outras palavras, devemos "cheirar" a Cristo. Este é certamente o odor dos santos, que se sente de longe ... O texto de 2 Cor 2,14-17 é significativo:
«Graças sejam dadas a Deus, que, em Cristo, nos conduz sempre em seu triunfo e, por nosso intermédio, difunde em toda a parte o perfume do seu conhecimento. Porque somos para Deus o bom odor de Cristo, entre aqueles que se salvam e entre aqueles que se perdem: para uns, odor da morte que conduz a morte; para outros, odor da vida que conduz a vida. E quem estaria a altura de uma tal missão? É que, de facto, não somos como muitos outros que falsificam a palavra de Deus, mas e com sinceridade, como enviados de Deus, que falamos em Cristo, diante de Deus. "
Paulo compara o seu apostolado ao sacrifício do incenso, a um sacrifício de perfumes da lei antiga (Rm 15,16; Fl 2,17). É isso e espalhar o perfume de Cristo. É a ideia da eficácia da Palavra que produz tal perfume, em oposição a todas as falsificações humanas da mesma Palavra, que produz o mau odor, o odor da morte. Há, assim, uma ligação entre o perfume e o conhecimento da Palavra. Aquele que tem a sabedoria da palavra de Cristo só espalha perfumes de Cristo, tal como a Sabedoria:
«Espalhei um perfume de cinamomo e de bálsamo odorífero, e exalei um perfume suave como mirra escolhida, como o gálbano, o ónix e a mirra, e como o vapor do incenso, no Tabernáculo.» (Sir 24,15.19-22)
O cristão tem um modelo perfeito em Cristo, pois «Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de agradável odor» (Ef 5,2). O sacrifício de Cristo é de agradável odor, porque é um holocausto, um dom total de si mesmo ao Pai pela humanidade, e não um qualquer sacrifício de perfumes. Por outras palavras, Cristo é o perfume de Deus no meio dos homens.
A mesma ideia está presente no sacrifício que os Filipenses fizeram por Paulo, que foi «um odor perfumado, um sacrifício que Deus aceita e lhe é agradável» (Fl 4,18). Ou seja: os Filipenses, ao ajudarem Paulo, oferecem a Deus o melhor sacrifício (Rm 12,1-2).

                                                    EM GRUPO PARA REFLECTIR

Os perfumes marcam, frequentemente, a categoria social da pessoa: Que defeitos e virtudes pode manifestar o uso frequente de perfumes?
Muita gente usa perfumes importados, mais caros: Que defeitos esconde tal facto?
Reflectir acerca do "ser" e do "aparecer": Será o nosso "ser" que nos faz "cheirar' a Cristo, ou os "perfumes” exteriores?
Utilizar perfume para criar um ambiente agradável de celebração
Explicar, durante 30 minutos o essencial do tema aqui exposto.
Ler e partilhar alguns dos textos seguintes (seleccionados antes do Encontro): Perfumes dos sacrifícios do Templo: Ex 30,23-38; Perfume da unção de Jesus: Lc 7,36-50. Perfumes na sepultura de Jesus: Jo 19,38¬-42; Mc 16,1-8; Perfume da Sabedoria: Sir 24,1-18; Perfume de Cristo: 2 Cor 2,14-17.
Oração partilhada, tendo em conta as perguntas "Para reflectir".
Compromisso e cântico final apropriado.

                                         OS PERFUMES DE QUE FALA A BÍBLIA

Não será uma simples curiosidade verificar os nomes de perfumes, ou melhor, as essências perfumadas que a Bíblia utiliza em sentido comum e muitas vezes também em sentido simbólico. Entre parêntesis colocamos os seus nomes nas línguas da Bíblia (Hebraico e Grego).
Aloés (aholim): era muito apreciado no Oriente, onde a sua madeira era queimada como incenso: SI 45,9; Pr 7,17. A árvore também é referida em Cant. 4,14. Em Jo19,39, aparece como aroma do ó1eo que unge o corpo de Jesus.
Cravo (Amomon): um dos produtos que os comerciantes trazem a ímpia Babilónia. É uma espécie de videira selvagem que produzia umas grainhas, cujo aroma se usava para perfumar o cabelo: Ap 18,13.
Bálsamo odorífero (aspálato): aparece em Sir 24,15 como um dos elementos do perfume Litúrgico, tirado do aspálato, que era muito utilizado no Egipto.
Bedélio (bdolah): um produto da terra de Havilá (Gn 2,11-12). Esta árvore produzia uma goma aromática que se dá no Norte da Índia e no Sul do Egipto.
Bálsamo (boshem): 0 suco desta árvore tornou-se sinónimo de todos os aromas (Cant
5,1,13; 6,2; Est. 2,12) por ser comum na Arábia, na Índia e na África Oriental.
Gálbano (elbanah): e uma substância que vem da planta com o mesmo nome existente no Médio Oriente, sobretudo na Síria, de cheiro muito forte (Ex 30,34; Sir 24,15).
Alfena (kofer): O perfume da alfena e tirado das folhas secas do arbusto que leva este nome e que se encontra em Chipre, Egipto e Palestina (Cant 1,14; 4,13). .
Açafrão (karkom): planta da Ásia do Sul, referida na Bíblia apenas em Cant 4,14.
Incenso (Iebonah): o mais usado na Liturgia.
Láudano (lot): resina aromática da planta com este nome. Exportava-se da Palestina para o Egipto era utilizada para queimar como aroma nas casas particulares e nos templos. Gn 37,25; 43,11.
Mirra (hamar): arbusto muito conhecido no Médio Oriente, ligado com um significado de "ser amargo", por causa do seu sabor ácido e do seu odor muito forte. A Bíblia refere vários tipos de mirra: Cant 1,13; 4,14; 5,5.13; Ex 30,23; Est 2,12; Pr 7,17; Sl 45,9. Utilizava-se muito no tratamento dos cadáveres: Jo 19,39; Mc 15,23.
Unha aromática (âmbar) (nataf): bálsamo com sabor picante, que se encontra ape­nas na Lista dos perfumes sagrados de Ex 30,34.
Aroma (nekot): 0 termo genérico traduz uma goma de traga canto, planta, cuja resina se utiliza em farmácia e perfumaria. Existia na Palestina e exportava-se para a Egipto. Gn 37,25; 43,11.
Nardo (nerd): era o perfume mais raro e apreciado, paradisíaco, o que levou a ser falsificado. Não existia na Palestina. Cant 1,12; 4,13-14; Mc 14,3; Jo 12,3.
Aromas (samim): nome genérico da lista dos perfumes sagrados de Ex 30,34; frequentemente qualifica os "perfumes de suave odor" (qetóret): Ex 25,6; 30,7; 31,11 ... A expressão é própria do Documento sacerdotal, também aceite pelo Cronista (2 Cr 2,3; 13,11).

Bálsamo (sari): resina que a Palestina exportava para o Egipto (Gn 37,25; 43,11) e que Judá e Israel vendiam para Tiro (Ez 27,17). Tinha diferentes aplicações: no culto e na cura de feridas. Jr 8,22; 46,11; 51,8.
Cássia (qesiah/qiddah): canela, produzida no Oriente. Ex 30,24; Ez 27,19; SI45,9.
Canela (qaneh): espécie de "cana aromática", como é, por vezes, traduzida: Is 43,24; Ez 27,19; Cant 4,14.

Cinamomo (qinamón): verdadeira canela, que aparece sempre com outros perfumes aromáticos; perfume paradisíaco. Ex 30,23; Pr 7,17; Cant 4,14; Sir 24,15. 30,34; Sir 24,15.

Sândalo (Thuinon): madeira preciosa utilizada em móveis preciosos, para produzir bons odores e, no Egipto, para embalsamar corpos: Ap 18,12.


Herculano Alves, Os Perfumes do Santuário e não só, in Revista Bíblica 47 (2001), nº 276, 36-42



PERFUME (NA Bíblia)

Não oferecereis sobre este altar um perfume profano, nem holocausto, nem oferenda, e não derramareis nele libação alguma....

: ...Óleo e perfume da unção (...


: ...Farás com isto um óleo para a unção sagrada e um perfume composto, de harmonia com a arte de perfumista. Será este o óleo para a unção sagrada....


: ...Farás com esta mistura um perfume preparado com sal, segundo a arte de perfumista; será uma coisa pura e santa....


: ...Reduzi-lo-ás a um pó fino e colocá-lo-ás diante do testemunho, na tenda da reunião, onde me encontrarei contigo. Este perfume será para vós uma coisa santíssima....


: ...Não fareis para vosso uso outro perfume com a mesma composição. Considerá-lo-ás coisa sagrada, reservada ao Senhor....


: ...a mesa com os acessórios, o candelabro de ouro puro e todos os acessórios e o altar do perfume;...


: ...o óleo de unção e o perfume aromático para o santuário. Executarão todas as ordens que te dei.»...


: ...Fez também o óleo para a unção santa e o perfume aromático, segundo a arte de perfumista....


: ...Instalarás o altar de ouro para o perfume, diante da Arca do testemunho e fixarás o véu de entrada, diante do santuário....


: ...: o incenso era considerado o perfume mais excelente e, por isso, oferecia-se a Deus como sinal de adoração e da oração que sobe até Ele....


: ...Deitará o incenso no fogo, diante do Senhor, para que a nuvem do perfume envolva o propiciatório, que está sobre o documento da aliança. Deste modo, não morrerá....


: ...Que o rei, meu senhor, se digne ouvir as palavras do seu servo: ‘Se é o Senhor que te incita contra mim, receba Ele o perfume da minha oferenda! Mas se são homens, malditos sejam diante do Senhor, pois me desterram para eu nã...


: ...Ungiu o seu rosto com perfume,...


: ...mas que o óleo do pecador nunca me perfume a cabeça....


: ...O perfume e o incenso alegram o coração,...


: ...Mais vale um bom nome do que um bom perfume,...


: ...Enquanto o rei está em seu divã, o meu nardo dá o seu perfume....


: ...a figueira faz brotar os seus figos e as vinhas floridas exalam perfume....


: ...Pensei: «Vou subir à palmeira, vou colher dos seus frutos.» Sejam os teus seios como cachos de uvas, e o hálito da tua boca, perfume de maçãs....


: ...As mandrágoras exalam o seu perfume, à nossa porta há toda a espécie de frutos, frutos novos, frutos secos, que eu guardei, meu amado, ...


: ...Espalhei um perfume de cinamomo...


: ...e exalei um perfume suave como mirra escolhida,...


: ...e o seu perfume sobe ao Altíssimo....


: ...difundi perfume e entoai cânticos,...


: ...o incenso e o perfume, como memorial,...


: ...perfume agradável ao Altíssimo, rei do universo....


: ...Então, em lugar de perfume haverá mau cheiro;...


: ...o seu semblante triste em perfume de festa...


: ...Receber-vos-ei como um perfume de agradável odor, quando vos fizer sair de entre os povos e vos reunir de todas as nações, para on...


: ...o seu perfume como o odor do Líbano....


: ...Enquanto estava à mesa, aproximou-se dele uma mulher, que trazia um frasco de alabastro com um perfume de alto preço e derramou-lho sobre a cabeça....


: ...Derramando este perfume sobre o meu corpo, ela preparou a minha sepultura....


: ...Jesus encontrava-se em Betânia, na casa de Simão, o leproso. Estando à mesa, chegou uma certa mulher que trazia um frasco de alabastro, com perfume de nardo puro de alto preço; partindo o frasco, derramou o perfume sobre a cabeça de Jesus....


: ...Jesus encontrava-se em Betânia, na casa de Simão, o leproso. Estando à mesa, chegou uma certa mulher que trazia um frasco de alabastro, com perfume de nardo puro de alto preço; partindo o frasco, derramou o perfume sobre a cabeça de Jesus....


: ...Ora certa mulher, conhecida naquela cidade como pecadora, ao saber que Ele estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um frasco de alabastro com perfume....


: ...Colocando-se por detrás dele e chorando, começou a banhar-lhe os pés com lágrimas; enxugava-os com os cabelos e beijava-os, ungindo-os com perfume....


: ...Não me ungiste a cabeça com óleo, e ela ungiu-me os pés com perfume....


: ...Maria, cujo irmão, Lázaro, tinha caído doente, era aquela que tinha ungido os pés do Senhor com perfume e lhos enxugara com os seus cabelos....


: ...Então, Maria ungiu os pés de Jesus com uma libra de perfume de nardo puro, de alto preço, e enxugou-lhos com os seus cabelos. A casa encheu-se com a fragrância...


: ...Então, Maria ungiu os pés de Jesus com uma libra de perfume de nardo puro, de alto preço, e enxugou-lhos com os seus cabelos. A casa encheu-se com a fragrância do perfume....


: ...«Porque é que não se vendeu este perfume por trezentos denários, para os dar aos pobres?»...


: ...Mas graças sejam dadas a Deus, que, em Cristo, nos conduz sempre em seu triunfo e, por nosso intermédio, difunde em toda a parte o perfume do seu conhecimento....


PERFUMES (Na Bíblia)

Chegado ao monte, Jeremias descobriu uma ampla gruta, na qual mandou depositar a Arca, o tabernáculo e o altar dos perfumes, tapando, a seguir, a entrada....

: ...o que gosta de vinho e de perfumes, não enriquecerá....


: ...ao olfacto são agradáveis os teus perfumes; a tua fama é odor que se difunde....


: ...Que é isto que sobe do deserto como colunas de fumo, exalando aroma de mirra e incenso e todos os perfumes dos mercadores?...


: ...Como são doces as tuas carícias, minha irmã e noiva! Muito melhores que vinho são as tuas carícias; mais forte que todos os odores é a fragrância dos teus perfumes....


: ...Que se espalhem os seus perfumes....


: ...Inebriemo-nos do melhor vinho e de perfumes,...


: ...os frascos de perfumes e os amuletos,...


: ...Ezequias sentiu-se lisonjeado e mostrou aos embaixadores os tesouros do seu palácio: a porta, o ouro, os perfumes, os unguentos preciosos, o seu arsenal de guerra e tudo o que se encontrava nos seus depósitos. Não...


: ...derramando os teus perfumes....


: ...Morrerás em paz e, assim como foram queimados perfumes em honra dos teus pais, os reis que te precederam, assim também queimarão perfumes em tua honra e t...


: ...Morrerás em paz e, assim como foram queimados perfumes em honra dos teus pais, os reis que te precederam, assim também queimarão perfumes em tua honra e te chorarão, dizendo: 'Ai, senhor!' Sou Eu que o declaro» - oráculo do Senhor....


: ...E, apesar de tudo, conduzi-os ao país que lhes tinha prometido solenemente; mas, onde quer que vissem um monte elevado ou uma árvore frondosa, aí ofereciam sacrifícios e apresentavam suas ofertas provocantes; traziam perfumes agradáveis e derramavam libações....


: ...Passado o sábado, Maria de Magdala, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram perfumes para ir embalsamá-lo....


: ...Ao regressar, prepararam aromas e perfumes; e, durante o sábado, observaram o descanso, conforme o preceito....


: ...No primeiro dia da semana, ao romper da alva, as mulheres foram ao sepulcro, levando os perfumes que haviam preparado....


: ...Tomaram então o corpo de Jesus e envolveram-no em panos de linho com os perfumes, segundo o costume dos judeus....


: ...onde se encontrava o altar de ouro para os perfumes e a Arca da aliança, toda recoberta de ouro, contendo um vaso de ouro com o maná, a vara de Aarão q...


: ...Veio, então, outro anjo com um turíbulo de ouro e deteve-se junto do altar. Deram-lhe muitos perfumes para oferecer com as orações de todos os santos, sobre o altar de ouro que está diante do trono....


: ...E, da mão do anjo, o fumo dos perfumes subiu diante de Deus, juntamente com as orações dos santos....


: ...perfumes e incenso, vinho, azeite,...



Postado por um autor desconhecido, que Deus o abençoe grandemente por este assunto, pela dedicação e o amor pelas coisas de Deus e seu Filho Jesus Cristo, amém.
Pastor Edvaldo dos Santos