sexta-feira, 12 de junho de 2015

BATIZAR QUEM NÃO É CASADO, PODE ISSO?

BATIZAR QUEM NÃO É CASADO, PODE ISSO?

UMA CARTA, UMA PERGUNTA.


Esse é o teor da carta enviada por um amado irmão por nome Anísio:



 

 
A paz do Senhor meu amado irmão;
Quero que me diga a respeito de uma tal doutrina que pregam por ai a respeito do batismo; não sei se o irmão também prega mas, vamos lá.

Eles pregam que não batiza pessoas que vivem juntas sem o casamento civil; ai eu fico indagando isso, onde que está escrito sobre isso na Bíblia Sagrada? Pois pastor,  eu sempre ouvi isso desde o primeiro dia em que aceitei a Cristo e desde uns tempos para cá estou com essa indagação na mente sobre esse assunto, pois tem muitas pessoas que antes quando eram incrédulas praticou e veio a Cristo nesse ato, e segundo essa doutrina elas não podem se batizarem antes de casarem civilmente.

    
Com isso se dá nesse caso; existe um casal de incrédulo, vamos dizer que a mulher aceitou a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador da sua vida, porém o seu companheiro não quer nenhum compromisso com Cristo e a impede se ser abençoada e batizada por sua incredulidade não aceitando casar no civil com ela justamente por causa do batismo dela; posso até dizer que tem um dedo de satanás nesse meio, ela depende do companheiro para se batizar e satanás endurece o coração do companheiro para que esse ato de justiça de Deus não venha ser concretizado em sua vida; por causa disso a irmã acaba se entristecendo, se desanimando e se não foi a misericórdia de Deus em sua vida ela acaba se desviando do caminho da salvação; (tudo por causa dessa tal doutrina de batismo).

    
Pastor, mediante esse assunto, isso aconteceu com um casal em Brasília DF, eu fui por lá visitar um amigo e conheci uma partícula do corpo de Cristo que tem a mesma visão que nós, e ouvi que de um certo casal que foi evangelizado a mulher se converteu aceitando a Cristo, e naquele primeiro amor, naquela unção de Deus, naquela cede de justiça ela resolve se batizar e os obreiros que também já tinha ouvido sobre essa tal doutrina de batismo se informou aos pastores que cursaram teologia, se podia batizar essa irmã estando ela morando junto com seu companheiro sem ser casada no civil, eles então disseram que não podia batizar ela estando nesse ato por causa da lei do homem que temos que obedecer; então os obreiros os perguntaram: onde que tem uma referência bíblica para nós não batizar ela? então eles ficaram calados; porém pastor, eles eram três obreiros e os três fizeram um propósito a Deus para que Deus as revelassem a eles se podia ou não batizar a irmã, eles oraram a Deus e Deus respondeu a eles bem assim.

 "Todo aquele que crer e for batizado será salvo".

Então eles batizou a irmã e olha como Deus operou na vida da irmã, com quinze dias depois do batismo da irmã o seu companheiro aceitou a Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador e logo após de algum tempo ele se batizou também e os dois hoje são casados e servem a Deus juntos. 
  
Além desse testemunho meu amado pastor eu observo a palavra no livro de Mateus; 11: 28 que diz: “vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos - (sobrecarregados) que eu vos aliviarei”. Como fala esse versículo, essa tal doutrina não está ligada nesse versículo, pois se em um casal um quer compromisso e o outro não o que quer compromisso não pode se batizar por causa do outro que não quer nada com Deus? contudo essa doutrina de batismo querendo ou não tá falando assim: vinde a mim todos os preparados e reservados e eu os aceitarei; ai eu pergunto; como o ser humano cheio de problemas vai sair de uma situação sozinha sem a ajuda de Jesus?
E o que nos diz as escrituras sagradas no livro de I Coríntios: 7:15 que diz:

mas se o descrente se apartar, aparta-te; porque neste caso o irmão ou irmã, não está sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz.

Paulo quis dizer que si houver acordo entre ambos amém, mas se não houver acordo, que prevalece a vontade de Deus.

Mas meu amado pastor, em seu conhecimento mediante a palavra de Deus pode ser batizado um homem ou uma mulher, ou ambos juntos que aceitou a Jesus, porém moram juntos sem o casamento civil; você a batizaria vendo que a pessoa quer verdadeiro compromisso com Deus ?

Nós, segundo a graça de Deus, respondemos assim:

















 





                     Amado irmão e querido do Senhor Jesus.


 


















Quando eu tinha aproximadamente 22 ou 23 anos, esse assunto dominou os nossos corações, pois eu e mais alguns irmãos estávamos decididos a enfrentar as barreiras legalistas contra a verdade, não tínhamos muita base nas escrituras, mas o Senhor Deus estava nos calçando pouco a pouco com os pés no evangelho a paz.

Sabe irmão, muitos crentes em Jesus Cristo não sabem como começou a igreja no Brasil, e falam do que não sabem, e por causa do sistema continuam praticando atos antibíblicos, é por isso que não pertencemos mais ao sistema religioso, porque teríamos que seguir as regras fora da palavra, mas Deus nos libertou disso, bom, na verdade qualquer pessoa que vive com o seu cônjuge, honrando a união como esposo e esposa, morando os dois debaixo do mesmo teto, estando os dois livres sem estarem com outra família, ainda que sejam visto pela religião atual como, amigado, amasiado ou como diz a lei do homem, em concubinato, para Deus e aos seus olhos, eles estão casados.
 
 Onde está a carta dos cartórios do tempo de Adão, José e Maria, Isaque que tomou a Rebeca e a introduziu na tendo de sua mãe e entrou a ela, e ela lhe foi por esposa e por esposo, nem festa da época teve, e isso foi estar amasiado? Ou estavam eles amigados, segundo essa acusação do inferno que impede as pessoas de receberem o batismo nas águas? Ou o que dizer dos que eu presenciei, que não foram batizados nas águas mas foram batizados com o Espírito Santo antes de serem batizados nas águas? Os quais com bom testemunho de fé cristã, foram revestidos de poder pelo batismo com o Espírito Santo.



Na época dos meus 22 a 23 anos, eu e mais alguns irmãos, pregávamos que podia ser batizado qualquer um que cresse no Senhor Jesus, que tivessem bom testemunho, independente de terem um papel dado pelos ímpios. As pessoas pensam que um documento sem unção nenhuma e dado pelas mãos dos ímpios, que fazem casamentos tanto dos crentes como também fazem dos homossexuais, das lésbicas, e casamentos trios, tem poder e aprovação de Deus para abençoar um casamento, muitos não sabem que, quando a igreja protestante veio para o Brasil, era rejeitada pelo catolicismo, porque naqueles tempos a igreja católica era a que casava as pessoas, e os católicos por implicância, não casavam “os bíblias”, assim chamados naqueles tempos, também negavam o enterro nos cemitérios, empregos e outras coisas, agora vem a pergunta, como então se casavam os crentes naqueles tempos tão difíceis, já que não podiam serem aceitos por serem cristãos?

Na verdade casavam como nos tempos bíblicos, casamentos feitos nos lares coma presença dos parentes e dos convidados amigos, com um dos chefes de uma das famílias ou um sacerdote eles então realizavam a cerimônia, mas nem sempre havia festa do casamento, como no caso de José e Maria e no caso de alguns no velho testamento, agora me diz uma coisa, todas as leis das autoridades são aprovadas por Deus, de maneira nenhuma, pois Isaías diz:

Ai dos que decretam leis injustas, e dos escrivães que prescrevem opressão.
Para desviarem os pobres do seu direito, e para arrebatarem o direito dos aflitos do meu povo; para despojarem as viúvas e roubarem os órfãos!
Isaías 10:1,2

 
 
 
















Veja que Daniel não deixou de orar por causa da nova lei que foi estabelecida naquela época, não estamos sujeitos a nenhuma lei fora da palavra, quero ver os que querem seguir a leis doas homens, como farão para cumprir a palavra de Deus que diz que temos que obedecer as autoridades em relação a lei a favor do homossexualismo, mas para batizar uma alma santa que crer na palavra, temos que dizer que estamos obedecendo as leis das autoridades?

As autoridades não estão nem aí, se são casados no civil ou não para serem batizados por qualquer igreja, tem irmãos que são casados no civil mas não são casados no Senhor e não vivem bem e nem unidos, e outros não são casados no papel e vivem com a bênção de Deus, é aí que está o problema, um casal é batizado nas águas com documentos dados polos ímpios, mas não vivem em comunhão perfeita, mas por causa do documento a igreja aceita batizar estas pessoas, e rejeita aqueles que não tem documento dado pelos ímpios, é isso justo aos olhos de Deus? Por causa disso e por outras coisas é que a palavra de Deus diz:
Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo. Tiago 3:1



Aqui em nossa congregação, nós batizamos a qualquer que tenha um bom testemunho de vida sem nos importarmos com documento, mas nos importamos com o testemunho de vida de cada um, se vivem juntos a tempo, se fazem o papel de marido e mulher, e se creem em Jesus Cristo. Uma vez, uma senhora irmã já de idade, queria ser batizada na sua igreja da A. de Deus, mas a tradição humana negava o batismo a ela, então ela me conheceu e me perguntou se realmente isso era assim, e nós lhe ensinamos que eles estavam errados, ela desejou ser batizado por nós, mas nós lhe dissemos que se ela fosse batizada por nós, seria provável que os Assembleianos não aceitassem seu batismo, mas ela disse que não se importava com isso, se tão somente que fosse batizada, porém os irmãos da A. de D. descobriram que nós íamos batizá-la, então tomaram a decisão de batizá-la antes, isso foi bom para nós e para ela, porque ficou ela por lá sendo aceita pela igreja e batizada por lá, pois ela não era casada no papel com seu esposo ímpio.



Mas já batizamos outros na mesma situação, sendo de outras igrejas, e quantos o Senhor mandar, os que tiverem bom testemunho, e convertidos ao evangelho do Senhor Jesus, nós os batizaremos para glória de Deus e da do Senhor Jesus Cristo, o Cordeiro imaculado, Senhor e Rei dos reis.
A palavra diz que Deus não traz em conta os tempos da ignorância, imagine uma pessoa que matou mais de uma pessoa na sua vida de crime, mas que, depois de ouvir a palavra de Deus se converte de todo o seu coração, ele vem para uma igreja que não batiza o que não tem um documento de casado, mas então, como eles batizam uma vida que matou outras vidas, se o homicida convertido não pode restituir as almas que matou? O que é mais grave, um casal sem documento de casamento ou um homicida? Se batizamos um ex homicida convertido ao Senhor Jesus, porque muito mais não um casal que vivem bem mas não tem um documento de cartório? Ora, se Deus perdoa o homicida e não faz conta com ele dos tempos da sua ignorância, quanto mais um casal que vivem bem, e digo mais, até aqueles que foram casados antes de conhecerem o evangelho, e não tinham o conhecimento da verdade, mas viviam uma vida de casado no papel, e por um acaso comum se divorciaram, e depois de separados um deles se converte ao Senhor, este convertido ao Senhor tem o mesmo direito diante de Deus de ser uma nova criatura, sem ser cobrado pelo Senhor Jesus qualquer pecado, esta pessoa pode se casar de novo no Senhor com qualquer irmã livre no Senhor. Deus não cobra os pecados antigos praticados na ignorância, sabemos que as vezes aquele que vem do mundo, e que praticou algum pecado grave por lá, vem com consequências acompanhado-o, como por exemplo: Prisão, nome sujo, rejeição, e outros, mas nada disso o impede de ser uma nova criatura e ser um cristão de verdade aceito por Deus como filho amado, leiamos:



Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; Atos 17:30
Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro. Isaías 43:25
E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados. Jeremias 31:34
De todos os seus pecados que cometeu não se terá memória contra ele; juízo e justiça fez, certamente viverá. Ezequiel 33:16



Como é difícil conviver com estes preceito do homem, eles dificultam a entrada no reino dos céus, e facilitam um rombo de pecados em suas igrejas, facilitando a entrada no inferno para os que praticam outros pecados graves, fechando-lhes o conhecimento da verdade, matando o povo com a mentira, vendo visões que os levará a prisão e expulsão do reino de Deus:



E ele lhe disse: Ai de vós também, doutores da lei, que carregais os homens com cargas difíceis de transportar, e vós mesmos nem ainda com um dos vossos dedos tocais essas cargas. Lucas 11:46
Ai de vós, doutores da lei, que tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes, e impedistes os que entravam. Lucas 11:52

Condutores cegos! que coais um mosquito e engulis um camelo. Mateus 23:24



E vós me profanastes entre o meu povo, por punhados de cevada, e por pedaços de pão, para matardes as almas que não haviam de morrer, e para guardardes em vida as almas que não haviam de viver, mentindo assim ao meu povo que escuta a mentira? Ezequiel 13:19



Os teus profetas viram para ti, vaidade e loucura, e não manifestaram a tua maldade, para impedirem o teu cativeiro; mas viram para ti cargas vãs e motivos de expulsão. Lamentações 2:14



É difícil pertencer uma igreja cheia de legalismo e ver as almas se perderem por causa de documentos que não valem de nada, quero ver se subsistirão quando na grande tribulação apresentarem seus documentos as autoridades para os livrar da perseguição ou da marca da besta, alegando que são cristãos registrados e documentados.

Rompamos essas barreiras como o fez o Apóstolo Paulo, quando enfrentou os que eram da circuncisão, ele pregou para os de fora sem as obrigações religiosas da lei de Moisés, o evangelho com a lei do amor de Cristo, lei que é obedecida por aqueles que amam seus irmãos, o apóstolo foi muito combatido pelos judeus convertidos que pregavam a salvação na obediência a circuncisão e guarda dos sábados, Paulo foi ousado e imbatível, porque quem estava rompendo aqueles legalismos era o Senhor Reis da glória, Jesus Cristo, aleluia. 

Atenciosamente: Pr. Edvaldo dos Santos