quarta-feira, 30 de novembro de 2011

BATISMOS




Batismo é uma palavra que vem do grego “baptizo” e que significa “mergulhar“.

Mas por que batizar na água?

Porque é uma obediência ao mandamento de Cristo, e feito por fé, é como que morrer e ter uma nova vida para seguir os mandamentos de Cristo por amor.

Mas ser salvo pelo batismo não significa que mergulhar em um rio seremos salvos do inferno, porque se formos batizados nas águas e não fazermos questionamentos quanto ao nosso procedimento de vida, jamais seremos limpos para entrar no céu.

Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo; 1 Pedro 3:21

O malfeitor junto a cruz do Senhor não foi batizado nas águas naturais de um rio, mas convencido pelo E. Santo confessou que o Senhor Jesus era justo e o Rei da glória, sendo assim, ele foi batizado pela indagação da sua consciência. Nesta indagação com o coração, todos nós ao questionar nossas vidas comparando-a com a palavra da vida eterna, chegaremos ao conhecimento de que Cristo é a verdade e que se andarmos nela com um coração arrependido seremos lavados das más obras. Esse é o verdadeiro batismo que salva.
Vemos uma palavra semelhante nos Salmos e na oração do Senhor Jesus que mostra como o verdadeiro batismo nos limpa para a salvação, porque se acreditarmos em Jesus e não seguirmos os seus passos, a salvação não fez efeito em nós:
Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Salmos 119:9

Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17

Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, Hebreus 10:22

O batismo é um símbolo de um novo começo em que o iniciante mergulha no conhecimento da palavra pela fé em Cristo Jesus, determinado a cumprir por amor ao Senhor, os seus mandamentos, demonstrando assim que entendeu que para entrar no reino de Deus, deve negar-se a si mesmo e começar tudo de novo morrendo para o mundo e vivendo para Cristo dentre os mortos. E é através do batismo que selamos o acordo com o nosso Salvador Jesus Cristo.

O mergulho na água é símbolo da purificação: ao sair da água, o batizado é confirmado como um novo homem que morreu para o mundo, sendo na verdade gerado de novo lavado com a obediência à palavra, como está escrito: Efésios 5:25,26,27

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

Ser então batizado representa que aceitamos estar debaixo da fé em Jesus, ou seja, estar debaixo da sua palavra e do seu espírito, ser guiados por toda a vida por eles, estar vestido da verdade, molhado por Cristo.
OUTROS BATISMOS

Há batismos com nomes diferente nas escrituras, referindo-se cada um ao significado de acordo com emprego em que foi usado.

PELO que, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus.
E da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno.


E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, 1 Coríntios 10:2

Batismo em Moisés:
É o batimo com o qual os judeus foram batizado no passado, quando Deus pelas mãos de Moisés deu leis e os guiou pelo deserto, ou seja, todos estiveram debaixo de suas mãos.

Na nuvem:
Como também o batismo na nuvem, que os que estiveram debaixo da nuvem, estavam protegidos do calor ardente do deserto, isso significa que estavam sendo protegidos em todo o tempo por Deus.

E o batismo no mar:
Batismo no mar representa mergulhar e passar no meio das aflições, simbolizando que os judeus iriam passar por muitas lutas até chegar a vida eterna, mas que, aquele mar seria a aflição que recairá sobre os perdidos, como o foi com os soldados de Faraó.

Estes três batismos se referem hoje, estar em Cristo Jesus cumprindo a sua palavra, sendo abençoados e protegidos pelo seu Espírito e sendo provados e vencendo as lutas e obstáculos para se alcançar a vida eterna.

Batismo com Espírito Santo e com fogo.

Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, a quem eu não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. Lucas 3:16

Foi pronunciado por João Batista dois batismo e não um só como muitos interpretam.

O batismo com o Espírito Santo é o revestimento de poder que Jesus disse aos seus discípulos, é receber poder dobrado (revestir), e revestir não é mesmo caso quando o Senhor Jesus ao ressuscitar assoprou sobre os discípulos o E. Santo, nesta ocasião eles estavam recebendo vestidos do E. Santo, mas no dia de pentecostes eles foram revestidos deste poder:

E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai: ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. Lucas 24:49
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. Atos 1:8

Ser batizado com o E.S. É receber poder, dons espirituais para alguma tarefa na obra do evangelho.

Ser batizado com fogo é quando submetidos as duras provações e rejeições, saímos aprovados e as nossas obras permanecem. Em linguagem simbólica, a pessoa pode
estar mergulhada no sofrimento:

Lucas 12: 49-53
Vim lançar fogo na terra, e que mais quero, se já está aceso?
Importa, porém, que seja batizado com um certo batismo: e como me angustio até que venha a cumprir-se!
Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, vos digo, mas antes dissensão;
Porque daqui em diante estarão cinco divididos numa casa: três contra dois, e dois contra três.
O pai estará dividido contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra sua nora, e a nora contra sua sogra.
Isso é o batismo com fogo, “aflição”, e não como no dia de pentecostes, não devemos confundir o batismo com o E. Santo no dia de pentecostes com as línguas de fogo que foram vistas, com o batismo no fogo.
Jesus, porém, respondendo, disse: Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que eu hei de beber, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? Dizem-lhe eles: Podemos. Mateus 20:22

A morte e a ressurreição é um outro tipo de batismo, que ao morrermos, um dia seremos ressuscitados para a vida eterna:

Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. 1 João 3:2
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Romanos 6:4
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Romanos 6:4


Assim como Cristo morreu para o mundo e ressuscitou para a vida eterna, cessando do pecado, da vido no meu do pecado, assim o batismo nas águas é uma referência a morte de Cristo, que assim como Ele morreu e ressuscitou, assim também como uma verdadeira figura, o batismo na água.


E em falar de água, é interessante que no começo da criação só havia água, e Deus fez separação entre águas e águas, e tudo saiu da água. No ventre de uma mulher a formação do ser humano se desenvolve no meio de um líquido que na verdade é uma água, assim também a palavra de Deus em muitas passagens da bíblia é comparada com a água, em outras passagens o E.S. é comparado com a água também, nos dando Deus a entender que o homem que mergulha na água da palavra e do Espírito S., tem sua vida lavada e nutrida para a vida eterna.
Pr. Edvaldo D.S.